Quem Somos

A nossa história se inicia em 1945 com a publicação de uma ferramenta muito importante para o aprendizado: o último livro de Henri Wallon, chamado “Les origines de la pensée chez l’enfant” (As origens do pensamento na criança).

Anos mais tarde, os fundadores do Colégio Origem (profissionais com décadas de trajetória na área educacional) se inspiraram na obra para a escolha do nome de uma instituição que tem como base os fundamentos da pedagogia desenvolvimentista de Henri Wallon e que trouxesse um forte conteúdo multidisciplinar conectado com as mais diversas realidades sociais, tecnológicas, ambientais e culturais da atualidade.

Tudo isso traduz as motivações do nome do Colégio Origem, que refere-se ao surgimento da vida. E o significado do nome não para por aí. O nosso colégio apresenta uma inovação em Educação quando articula uma nova forma de pensar o mundo com as tecnologias emergentes, numa formação 4.0
Assim, o Origem surge em Cerquilho para levar as crianças e adolescentes, por meio de ensino e afeto com multiculturalidade e bilinguismo, à conexão com o mundo, sem desconsiderar o cuidar de si, do outro e do ambiente. Uma grande oportunidade para atender às expectativas e às necessidades da região, melhorando ainda mais o seu patrimônio intelectual e produtivo.

Nossa Metodologia

A metodologia do Colégio Origem está organizada a partir de dois eixos: aulas ativas, por meio de projetos, e a interdisciplinaridade. A matriz curricular será ministrada em Língua Portuguesa, com diferentes disciplinas em Língua Estrangeira Inglesa, o que caracteriza o ensino bilíngue.

O bilinguismo português-inglês possibilitará aos alunos a aprendizagem linguística desses idiomas e suas culturas.

Formar pessoas autônomas, críticas, reflexivas, em conexão com o outro e que contribuam para um mundo mais tolerante, afetivo e sustentável. Não sabemos qual profissão a criança escolherá, nem quais serão as profissões do futuro. Assim, para atingirmos o nosso objetivo, nos baseamos na proposição do relatório de Jacques Delors para a UNESCO sobre as competências para o século XXI: ensinar a conhecer, ensinar a aprender, ensinar a ser e ensinar a conviver. Por meio do desenvolvimento desses quatro pilares, acreditamos que os estudantes estejam munidos de condições que os auxiliem a resolver qualquer questão que se apresente na vida.

– Construir a rede de escolas bilíngues de excelência no país, que seja economicamente acessível à comunidade local;

– Conectar a escola ao município, ao estado e ao mundo;

– Propiciar resultados acadêmicos nos vestibulares e avaliações externas;

– Capacitar o aluno a ter uma autonomia intelectual, com capacidade de reflexão crítico-social;

– Gerar retorno aos seus acionistas.

– Respeito ao indivíduo, à sua cultura e ao meio ambiente;
– Tolerância;
– Ética;
– Empenho;
– Auto-cuidado.

Identidade

Atitude

Sempre abertos e em perfeita conexão e interação com o mundo exterior,
visamos transformar a realidade de forma criativa e ética em prol da vida.

Focamos na formação do indivíduo na integralidade.
Ensinamos com afetividade e fundamentados nos quatro pilares de Jacques Delors:

Ensinamos a conhecer
Ensinamos a ser
Ensinamos a aprender
Ensinamos a conviver

Concepção do Colégio Origem

Para se pensar em educação no mundo globalizado, onde grande parte das sociedades vivem em redes, com jovens e crianças que se comunicam por meio de múltiplas linguagens e exploram o universo em segundos e onde as gentilezas nem sempre assumem o cenário, duas frentes fazem-se urgentes: o bilinguismo e a sustentabilidade do meio ambiente. Enquanto o bilinguismo torna possível a comunicação de nossos alunos com o mundo, a formação visando a sustentabilidade os ensina a cuidar de si, de todos e de tudo que nos rodeia.

HENRI PAUL HYACINTHE WALLON

1879 - 1962

Nascido em Paris, França, em 15 de junho de 1879, Wallon foi psicólogo, filósofo e médico, tornando-se conhecido por seu trabalho científico sobre a Psicologia do Desenvolvimento.
Para Wallon, os elementos afetividade, movimento, conhecimento e construção do eu como pessoa e espaço físico estão juntos no mesmo plano. Portanto, as atividades pedagógicas e os objetos devem ser trabalhados de formas diversificadas. Em seus estudos, Wallon estabeleceu que a criança passa por Estágios de Desenvolvimento, que possuem suas características próprias.

São esses Estágios de Desenvolvimento da criança que nos fundamentam na formação dos professores. Todo professor, ao ser admitido no Colégio Origem, passa por uma intensiva formação com nossos educadores sobre gestão de sala de aula, conforme a faixa etária em que lecionarão.